domingo, 6 de novembro de 2011

LUIZ SAI FORTALECIDO

Protesto no Colunata tira a máscara de muitos sacanas que se julgam políticos em Garanhuns

                                             Kléber Cisneiros
Um Luiz Carlos corajoso foi à praça pública


O protesto comandado pelo prefeito Luiz Carlos (PDT) contra o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB) que pretende se candidatar em Garanhuns, não atraiu muita gente ao Largo do Colunata. Mas a ausência do público deve ser analisada com cautela. Tivemos uma manhã fria e chuvosa, muita gente estava trabalhando e teve de acompanhar o movimento de dentro das lojas.

O objetivo foi alcançado. Milhares de pessoas que estavam no centro da cidade ontem pela manhã (não necessariamente no Colunata) ouviram os discursos. O prefeito Luiz Carlos mostrou coragem e não se acovardou como muitos, a exemplo do deputado Izaías Régis, e de outras figuras que fizeram a zuada toda contra Antônio João e depois sumiram.

Logo depois que Antônio João (PSB) transferiu o domicílio para Garanhuns, o presidente do PRB, Tony Neto, foi às rádios perguntar onde estavam Marlos Duarte, Emília Pessoa e Ivan Rodrigues, dirigentes do PSB em Garanhuns. Agora se pergunta: onde está Tony Neto que não foi ao movimento no Colunata, que não fala mais nada sobre o assunto e que foi desautorizado pelo comando regional do seu partido a criticar a candidatura de Antônio João? Procura-se Tony Neto!

Da mesma forma procura-se Alexandre Marinho, presidente do PSD em Garanhuns. Falou tanto, criticou tanto o governador e a chegada de Antônio João e depois ficou caladinho também. Ah, desculpem-me. Caladinho não. Escreveu um artigo e mandou para todos os blogs de Garanhuns e do Recife dizendo que "não é hora de crucificar o governador". Uma grande marcha à ré!

Izaías Régis foi o mais engraçado de todos. Na CDL, um dia depois que Antônio João transferiu o domicílio pra Garanhuns, foi o primeiro a dizer naquele estilo bocão que lhe é bem peculiar: "Eu abro pra Zé da Luz, pra Aurora, pra Sivaldo, pra quem for. Posso até ser o vice de qualquer um deles, mas a união contra essa imposição deve prevalecer". Palavras ao vento. Nada além disso. Uma semana depois foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura a prefeitura.

Também pudera. Não dá pra esperar muita coisa de um político como Izaías. Lembram na campanha do ano passado que Izaías disse que se Zé da Luz tivesse mais voto do que ele em Garanhuns, iria renunciar ao mandato?

Ah, e lembram que o próprio Izaías disse que política era coisa de cabra safado, mas mesmo assim iria disputar sua última eleição em 2010. Como agora já anda dizendo que vai disputar a prefeitura de Garanhuns no ano que vem? Literalmente, é um homem cujo discurso é suspeito.

Bom, mas voltando ao protesto. Quem saiu forte desse episódio foi o prefeito Luiz Carlos. Entrou na briga, desafiou o governador, saiu das quatro paredes, foi à praça pública e mostrou firmeza. Se este mesmo Luiz Carlos tivesse governado Garanhuns nos últimos anos, certamente a história do Governo teria sido outra. O prefeito que vi no Colunata, foi um prefeito corajoso e que não se curva aos caprichos do governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem comenta com responsabilidade, alimenta a democracia!