quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pré-campanha em Garanhuns anuncia embate entre Eduardo e Armando


Eduardo tem três cartas na manga
A situação política em Garanhuns, com a filiação de Antônio Dourado ao PSB num contra-ponto a candidatura de Izaías Régis, do PTB, é na verdade o prenúncio da disputa em 2014. Todo mundo sabe que Eduardo quer fazer o sucessor do PSB e que Armando irá disputar o governo também. Portanto, ter o apoio do prefeito de Garanhuns, uma cidade estratégica no Estado, é um bom passo.

Se configurando este cenário, teremos aqui as candidaturas de Izaías Régis e de um nome do PSB, que pode ser Antônio João ou não. O termômetro será o mês de março. Se até lá o prefeito de Lajedo mostrar que tem condições eleitorais de entrar na disputa, o registro da candidatura é certo.

Caso não consiga reverter esta resistência inicial, Eduardo Campos terá que arrumar outro nome. Se não encontrar no PSB, só tem um caminho: o PHS de Zé da Luz. Sim, porque no PDT não tem opção e o PTB será adversário futuro.

Zé é a bola da vez e se encaixa nas mais diversas condições de cenário. Ninguém vai vencer eleição aqui sem o apoio dele. Portanto, o único garanhuense legítimo, nascido em São Pedro, não tem motivos para desistir da disputa.

Na hipótese 1, sendo candidato contra Izaías e contra Antônio João, a melhor saída será uma aliança com Silvino Andrade (PSDB), colocando Aurora Cristina na vice. Só precisa entender um pouquinho de política, pra saber que a chapa é praticamente imbatível. Um homem do povo, com grande índice de aceitação na periferia e uma mulher que é bem aceita na classe média. Patrocinadores para esta campanha não faltariam.

Na hipótese 2, Zé pode ser candidato com o apoio do próprio PSB. Neste caso, algum nome do partido poderá ser o seu vice. Também entra na briga fortalecido.

Uma terceira hipótese ainda pode ser levantada, caso prevaleça o ensaio desta união contra o nome de Antônio João. Zé da Luz na cabeça (porque tem mais musculatura eleitoral), com Aurora na vice. Izaías para não abrir mão do mandato na Assembléia por uma vice, ficaria fora da disputa.

Os frutos desta união seriam colhidos em 2014. Aurora disputaria um mandato de deputada estadual e Izaías Régis vai para a disputa de federal, ambos com o apoio do prefeito Zé da Luz.

E o prefeito Luiz Carlos onde fica? Não deve ir contra Eduardo, porque o vice-governador é do seu partido. Como fez muita zuada com o nome de Antônio João, pode adotar o discurso da neutralidade e ficar quietinho no lugar dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem comenta com responsabilidade, alimenta a democracia!